Para ganhar massa muscular é preciso combinar a prática de exercícios físicos com a ingestão de alimentos que proporcionem a formação de músculos. A nutricionista Nayara Massunaga dá dicas para quem quer ganhar massa muscular com ajuda da alimentação.
Segundo a especialista, a primeira dica é combinar o consumo de carboidratos, de preferência os integrais, com proteínas e gorduras poli-insaturadas. Os carboidratos, por exemplo, devem ser consumidos antes e depois do treino para aumentar o desempenho durante a atividade física e posteriormente repor os estoques de glicogênio muscular. Banana e maçã são frutas indicadas para o consumo antes do treino por serem ricas em carboidratos, enquanto o suco de laranja deve ser ingerido após a prática.
“É importante também não descuidar da ingestão de água e do consumo de frutas, verduras e legumes, que são fontes de vitaminas e minerais essenciais para o processo de ganho de massa muscular”, completa a especialista. As proteínas, que ajudam a construir o tecido muscular, são encontradas em alimentos como ovos, atum, iogurtes desnatados e carnes magras e também deve ser consumidos antes e depois do exercício físico.
De acordo com Nayara, além de investir na ingestão dos carboidratos e proteínas, é preciso evitar também os alimentos que contribuem para a formação de gordura e que prejudicam o funcionamento do organismo. “O consumo de açúcar refinado, gorduras e doces prejudica o funcionamento do organismo, o que acaba o ganho de massa muscular”, explica. A dica da especialista é evitar alimentos gordurosos, embutidos e produtos industrializados em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário